terça-feira, 22 de março de 2011

Macunaíma - capítulo II (Maioridade)

Na cena do filme, Macunaíma e o Curupira

   Nesse capítulo, inicialmente são retratados os cuidados que as mulheres têm perante a beleza e isso é bem explícito na figura de Iriqui, a nova “cunhã” de Jiguê, em especial. O fator natureza também é bastante influente no decorrer de toda a obra, no segundo capítulo, as pragas e falta de caça que afetaram a tribo de Macunaíma deram-se como resposta a um ato não aceito por Maraguigana, um sapo cunauru, que se enfezou com a morte de um boto causada por Maanape em virtude do benefício da tribo, que se alimentaria do mesmo.

   Em um segundo momento há descrição de algumas (outras) peripécias de Macunaíma. Ele engana os companheiros de tribo, chama a mãe para ir ao outro lado do rio, onde havia fartura em caça e banana, mas quando ela resolve levar tais alimentos aos outros dois filhos, Macunaíma ainda injuriado com a última vez que conseguiu alimento para a tribo, leva todo o alimento de volta à mata. Isso deixa a “velha” bastante irritada e ela resolve então deixá-lo na mata. Lá Macunaíma encontra o curupira, esse que atualmente é visto como parte do folclore nacional e na obra demonstra a valorização do país. O herói pede ajuda para encontrar o caminho de casa mas o caminho dado pelo dito guardião da mata era falso e por preguiça Macunaíma escapou do curupira, visto que não percorreu o tal caminho. Depois disso o herói encontra a Cotia que joga sobre ele caldo envenenado de Aipim, após ouvi-lo contar como enganou o curupira, e o tal caldo o fez crescer “taludo”.

   Por fim, Macunaíma encontra o caminho de volta pra casa e contou a mãe um sonho que esta entendeu como morte na família. Durante uma de suas caças, ao matar uma "viada", ele percebe que na verdade matou a mãe dos tapanhumas. Macunaíma, Maanape, Jiguê e Iriqui jejuam em virtude da morte e depois partem pelo mundo. A valorização de tudo aquilo que vem como crença da tribo, daquilo que é natural é perceptível nesse capítulo e pode ser associada inicialmente com algumas características românticas que posteriormente serão exclusas e darão espaço para características modernas.


Por: Letícia Mota

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