quarta-feira, 30 de março de 2011

Macunaíma - capítulo VII (Macumba)

Cena de Macumba - Antônio Gomide

   Após a tentativa frustrada de reaver seu muiraquitã, Macunaíma concluiu que o melhor a ser feito era matar Piaimã. Resolveu então ir ao Rio de Janeiro se socorrer de Exu diabo (capiroto malévolo, diabo coxo, bom porém para fazer malvadezas) em cuja honra se realizava uma macumba, visto quer não tinha força o suficiente para enfrentar o gigante.
   O capitulo inteiro retrata uma sessão de macumba, desde seu principio, onde a rezadeira canta e é saudada por todos os que participariam daquela “reunião”, até a ida do santo encarnado. Durante as realizações de tal doutrina, são citados os nomes de alguns de seus santos como, por exemplo, Exu, Oxum, Ogum, Nossa Senhora da Conceição, Olorung e Iemanjá. Além disso, no decorrer de todo o capítulo são expressas variadas classes de pessoas que participam de tal movimento, mostrando dessa forma que tal realização não possui restrições quanto a características pessoais.
   O que pôde ser notado quanto a organização da macumba foi que inicialmente a mãe de santo, no caso a dona do lugar onde acontece a sessão, faz suas rezas e canta para que o santo encarne em algum dos participantes da “celebração”, depois são feitas as oferendas ao santo do mês, por exemplo, como foi citado por duas vezes datas de santos, junho para Exu e dezembro para Nossa Senhora da Conceição, então para celebrar o encarno do santo as pessoas dançam, são bentas pelo santo e então fazem seus pedidos e promessas. Vale lembrar que durante a macumba houve a escolha do filho de Exu e Macunaíma foi o escolhido.
   Durante o momento de pedidos, Macunaíma solicita então que Exu fizesse Venceslau sofrer e como pai do herói, o santo diz fazer tudo o que o mesmo pedisse. Exu fez encruzilhada mandando o eu do gigante vir dentro da polaca, o corpo que ele estava encarnado, e disse para que o herói o espancasse. O espancamento foi tanto que o eu do gigante caiu desmaiado no chão, mas ainda não era o suficiente, Macunaíma deu inúmeras ordens a Venceslau e o fez sangrar muito até virem os médicos e tia Ciaca, que com suas rezas curou o corpo da polaca.
   Enfim, o envolvimento religioso expresso nesse capítulo indica e exalta ainda mais a cultura brasileira, visto que a religião não é a católica ou a protestante, criada no exterior, mas a macumba, que mesmo possuindo características da religião dos negros que vieram anteriormente como escravos, possui santos e outras características próprias, o que pode ser fundamentado no movimento antropofágico, que usufruía aquilo que era aproveitável e modificava o que era necessário,visando sempre a valorização do nacional. 

Por: Letícia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário